Capital de giro é processo ligado à circulação e geração de lucros

Capital de giro é processo ligado à circulação e geração de lucros em uma empresa. Em resumo sua operação normalmente é composta de três etapas: comprar estoque, produzir e vender.

Esses processos se repetem se tornando o giro do capital. Este ativo circulante é necessário para financiar a continuidade das operações da organização, ou seja, recursos para ajudar na manutenção e desenvolvimento do negócio.

É bastante importante que o empresário compreenda sobre o capital de giro da sua empresa para que os procedimentos sejam cumpridos em cima desse capital circulante, tais como: Pagamentos de impostos e Salários.

Suprir a empresa em suas atividades operacionais (custos e despesas); aplicações financeiras; cumprimento dos prazos de pagamento dos fornecedores, entre outros, são exemplos essências da importância deste para empresa. A gestão desse capital vai fazer a diferença no dia a dia de seu negócio. Quando se trabalha com capital de giro baixo, a organização passa a assumir riscos que deixam a empresa com maior índice de chances de ficar sem dinheiro para pagar alguma operação ou processo.

Então, qual seria a melhor maneira de avaliar, para obter o máximo de resultados do capital de giro da empresa?

Basta analisar individualmente todas as etapas e partes do processo que geram os lucros e despesas da empresa. Analisados as etapas, deve-se definir as metas em que a empresa precisa trabalhar e qual o capital necessário para que cada processo seja nutrido pela análise feita.

A falta de planejamento do capital de gira é, muitas vezes, apontada como uma das principais causas de falências de pequenas e médias empresas.

Quer saber mais? Fale conosco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *